Itatiaia: homem forte do governo de Imberê, Vander emplaca assessora na prefeitura e sinaliza “paz e amor” com Irineu

Restituído liminarmente ao cargo após um afastamento judicial em setembro do ano passado a pedido do Ministério Público, no âmbito da terceira fase da operação Apanthropía, investigação de uma organização criminosa supostamente implantada em 2021, na gestão do então prefeito Interino Imberê Moreira, afastado do cargo um junho daquele ano, o vereador Vander Leite, considerado homem forte do governo Imberê, ao que tudo indica, arrumou outro prefeito para chamar de seu: o atual prefeito da cidade do sul fluminense, Irineu Coelho.

Vander, que no final de outubro foi um dos votos favoráveis à abertura de um processo de impeachment que tramita da Casa Legislativa para apurar o suposto crime de injúria racial atribuído a Irineu, que foi preso em flagrante no dia 17 de outubro após supostamente chamar a balconista de uma padaria de Resende de “negrinha”, teria sido visto ostensivamente no gabinete do alcaide e com pessoas intimamente ligadas ao prefeito nos dias seguintes à abertura do processo de impeachment.

Coincidência ou não, os sinais de “paz e amor” entre Vander e Irineu ganharm força nos últimos dias com a nomeação da então assessora de Vander, Jucimara Oliveira, que passou uma diretoria na secretaria de Turismo do município.

Para acessar o boletim oficial na íntegra, clique nesse link.

Imberê, por sua vez, acabou cassado em abril em decorrência de um processo que tramitava desde 2005. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

O nome de Vander Leite também é citado em uma denúncia que tramita no Ministério Público relacionada a um esquema de propina a políticos e servidores para favorecimento da contratação da empresa de informática Custom. Para acessar essa matéria, clique nesse link. 

Sem citar a denúncia envolvendo a Custom, Raylla Almeida, ex-mulher de Vander, foi às redes sociais em abril e deu a entender que Vander estaria envolvido em esquemas de propina e rachadinha. Para ler sobre esse assunto, clique nesse link. 

Ao passo que Vander e Irineu dão sinais de que a poeira do impeachment do alcaide já está abaixando, se é que algum dia não esteve, o processo já se encontra com cheiro de pizza. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.