Campos dos Goytacazes: Livraria mais antiga do país fecha as portas

A dívida acumulada pela Ao Livro Verde é de quase R$ 2 milhões

A livraria mais antiga do Brasil, Ao Livro Verde, amanheceu com as portas fechas nesta segunda-feira (13), após meses de luta com a campanha denominada SOS Ao Livro Verde.

A campanha que contou com a participação de instituições e entidades representativas da sociedade civil, foi deflagrada por diferentes meios e plataformas a fim de salvar a livraria mais antiga do país, um dos maiores patrimônios históricos e culturais do município, com mais de 180 anos de existência, e que entrou com pedido de falência na 5ª Vara Cível da Comarca de Campos.

Ao Livro Verde foi fundada em Campos dos Goytacazes (RJ) em 13 de junho de 1844, conforme atesta e reconhece a publicação internacional, o Livro dos Recordes “Guiness Book”.Ao Livro Verde foi fundada em Campos dos Goytacazes (RJ) em 13 de junho de 1844, conforme atesta e reconhece a publicação internacional, o Livro dos Recordes “Guiness Book”.

Foi criado um abaixo-assinado contra o fechamento da Livraria Ao Livro Verde, que já ultrapassou 2.100 assinaturas.

A dívida acumulada pela Ao Livro Verde é de quase R$ 2 milhões. Proprietário da livraria, Ronaldo Sobral informou que a crise já se desenhava há alguns anos, mas se agravou com a pandemia da Covid-19, que manteve o estabelecimento fechado por cerca de dois anos. Nesse período, o quadro de funcionário reduziu de mais de 60, que havia nos bons tempos, para apenas nove. (Leia mais abaixo)

Ao Livro Verde foi testemunha de um pedaço importante da História como a Abolição da Escravatura, a Proclamação da República, duas guerras mundiais, duas pandemias e, em 1995, entrou para o livro de recordes como a mais antiga do livraria país. (Leia mais abaixo)

Outras razões se somam para o agravamento da situação da livraria, como o esvaziamento do centro histórico da cidade, a crise no mercado livreiro e a queda na venda de material didático, agora comercializado pelos próprios estabelecimentos de ensino. Com acervo de mais de 3 mil títulos, hoje é o material de escritório que segura as vendas.

Fonte:  Campos 24 horas