O vereador de Resende Roque Cerqueira declarou no plenário da Câmara esta semana que recebeu “recomendações” da base do governo do prefeito Diogo Balieiro para rejeitar um requerimento apresentado pelo vereador Tiago Forastieri almejando informações detalhadas dos repasses à Santa Casa. A entidade é dirigida por Kaio Márcio Paiva, ex-secretário de administração do governo de Diogo. O pedido de informações acabou reprovado pela maioria dos parlamentares.
“Hoje eu recebi um recomendação da base do governo dizendo para eu rejeitar o requerimento do nobre vereador Tiago Forastieri.. Eu sou vereador do governo, agora é estranho que o fez a votação da Apmir…”, declarou Roque.
Tiago Forastieri justificou o requerimento dizendo que o portal da transparência não fornece informações sobre os repasses de verbas públicas à Santa Casa.
Além de Roque, votaram contra a aprovação do requerimento os vereadores: Soraia Balieiro, Matheus Oliveira, Hick Sene, Nelsinho Diniz, Henrique Lima, Professor Wilson, Fábio Lucas, Márcia Lima, Zé Antônio e Reginaldo de Engenheiro Passos.
Votos vencidos, os vereadores Kael, Tiago Forastieri, Renan Marassi e Paulinho do Futsal votaram a favor do requerimento.
Dois Reginaldos
Em seus pronunciamentos, Roque demonstrou descontentamento com a aprovação de outro requerimento de informações, referente aos repasses à Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende (Apmir), cuja direção seria ligada ao parlamentar. Nesse caso, o pedido de informações partiu do vereador Reginaldo de Engenheiro Passos, que justificou o requerimento disparando contra a falta de transparência sobre um repasse de pouco mais de R$ 5 milhões à Apmir. Na ocasião, Tiago Forastieri chamou a atenção de Reginaldo dizendo que, a exemplo da Apmir, o portal da transparência não fornecia detalhes dos repasses à Santa Casa. Episódio que acabou motivando o requerimento de Tiago, que, nesse caso parece não ter estimulado a “busca por transparência do indignado Reginaldo de Engenheiro Passos”.
Estripulias de Luizão
O requerimento apresentado por Tiago, que tentava esclarecer valores e destinação dos recursos públicos à Santa Casa de Resende, reprovado por Roque, Reginaldo e companhia, sob a batuta de Diogo Balieiro, poderia lançar luz sobre o que Kaio Paiva anda, de fato, fazendo com o dinheiro que chega à entidade. Porém, como o requerimento abarcava os três últimos anos, seria possível saber detalhes da gestão do antecessor de Kaio, Luiz Saldanha, que desembarcou em Itatiaia no final do ano passado com ares de salvador da pátria, ocasião em que foi nomeado secretário de Saúde pelo prefeito Irineu Coelho, por indicação de Diogo Balieiro. Um ano depois, Luizão, como o secretário é popularmente conhecido, já acumula o que se apresenta como um festival de mazelas com o dinheiro público. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Assista ao vídeo de Roque, Tiago e Reginaldo a seguir.