Ex-presidiário, Sérgio Cabral tenta se aproveitar da Upa municipalizada de Resende para favorecer Irineu em Itatiaia através de Rechuan

Os 2.219 dias de prisão do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, ao que tudo indica, não foram suficientes para fazer com que o político parasse de mentir. Cabral, que estaria cotado para ser candidato a deputado federal em 2026, caso a Justiça o libere para a disputa, usou as redes sociais esta semana para tentar vincular a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) 24 horas de Resende ao atendimento dos outros municípios da Região da Agulhas Negras (Itatiaia, Porto Real e Quatis).

Isso porque o político é aliado de longa data do ex-prefeito de Resende José Rechuan, que supostamente teria vendido seu apoio político à tentativa de reeleição do prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, através da contratação do laboratório de análises clínicas JA, pertencente ao genro de Rechuan, contratado sem licitação por um montante anual de mais de R$ 1,1 milhão, quantia mais de 60% superior ao que era pago à empresa anterior pelos mesmos serviços.

Porém, o que Sérgio Cabral não disse é que a unidade inaugurada em outubro de 2011 foi deixada às traças em pela administração de Rechuan, que nada vez para suprir a falta de repasse à Upa naquela ocasião. O que obrigou a municipalização da Upa em 2017, que estava ameaçada de fechar as portas.

Atualmente a Upa conta com 23 leitos e oferece atendimento médico e odontológico de urgência, medicamentos, exames laboratoriais, raio X, eletrocardiograma e internações por 24 horas. A UPA conta atualmente com uma equipe de 30 clínicos, 15 pediatras, 15 enfermeiros e 20 técnicos de enfermagem, além de dentistas e assistentes sociais.

A suposta compra do apoio político de Rechuan, segundo uma denúncia encaminha ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ, anda revoltando a população de Itatiaia, já que Irineu sitiou a prefeitura com contratos milionários que nada favoreceram a qualidade de vida da população.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.