Obras em Três Rios poderão contar com placa com informações via QR Code

As placas informativas nas obras públicas do município de Três Rios ganharão um novo item para contribuir com a transparência e garantir que a população tenha acesso às informações atualizadas sobre cada uma delas. A Câmara Municipal aprovou, na última terça-feira (9), projeto de lei de autoria da vereadora Bia Bogossian que obriga a inclusão de QR Code nas placas com direcionamento para página no site da Prefeitura que disponibilizará informações completas e atualizadas sobre as obras.

O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser lido por meio de dispositivos móveis conectados à internet e já é utilizado para diversas finalidades. De acordo com o projeto aprovado, o item constará, de forma visível, nas placas de todas as obras públicas no município executadas pela administração direta, indireta ou empresas terceirizadas.

Para Bia Bogossian, ampliar a transparência nas obras públicas é fundamental. “É um projeto que não gera novos custos para a Prefeitura, aumenta a transparência dos atos e gastos públicos e, principalmente, garante maior participação ativa dos trirrienses no acompanhamento e na fiscalização das obras. Basta apontar o celular para o QR code na placa e ter acesso aos detalhes, inclusive possíveis aditivos ao contrato inicial e justificativas para paralisações”, explica a vereadora.

Deverão constar, na página online, informações como o nome da empresa responsável pela execução, a finalidade, data de início e previsão de término, contrato integral, seus aditivos e possíveis reajustes e prorrogações. No caso de obras interrompidas por mais de 30 dias, a página deverá apresentar, ainda, o motivo que levou à paralisação e previsão de retomada.

O presidente da Câmara, Dr. Robson Dentista, destacou a importância da transparência no poder público. “Tanto no Executivo quanto no Legislativo, precisamos que as informações estejam cada vez mais acessíveis para uma maior participação e acompanhamento da população. Esse projeto aumenta o engajamento de todos, auxilia nossa função fiscalizatória e garante mais divulgação das ações do Executivo”, analisa. O projeto foi aprovado com dois votos contrários e seguiu para sanção ou veto do Poder Executivo. A lei deverá entrar em vigor 90 dias após ser sancionada.

Por: Correio Serrano