Dois anos e quatro meses e cerca de R$ 700 milhões em caixa, o governo do prefeito de Itatiaia em quase nada atuou para que a riqueza extraída dos cofres públicos permanece na cidade. Um dos resultados catastróficos dessa política desastrosa do alcaide pode é o enfraquecimento econômico, desarranjo sentido recentemente pelo fechamento de uma agência do Bradesco no Centro da cidade, local que estaria cotado para sediar um comitê de campanha do prefeito na corrida eleitoral desse ano.
Irineu jorrou com força milhões de reais dos cofres públicos em contratos que em nada se reverteram em qualidade de vida e geração de emprego e renda no município, uma das principais promessas de campanha do prefeito durante a eleição suplementar de 2022.
Enquanto jorrava dinheiro em empresas terceirizadas de fora de Itatiaia, Irineu pisou o quanto pôde nos servidores concursados, que poderiam colaborar para o aquecimento da política local. Dois exemplos recentes foram a apunhalada de Irineu mas costas do servidores com a retiradas do plano de cargos e salários e o não pagamento do abono-Fundeb ao profissionais da Educação, no final de 2024, além da retirada de diversos benefícios dos concursados.
Itatiaia também sentiu outro golpe de Irineu: o excesso de cargos comissionados de Resende e outras cidade. Caso do ex-vereador de Resende Kiko Besouchet, que responde a um processo criminal por supostamente ter integrado uma quadrilha que fraudava contratos públicos na Câmara. Kiko, que chegou a ser chefe de gabinete de Irineu, cargo que hoje é ocupado por Diogo Gomes, de Porto Real, teria forte influência nas decisões de Irineu, embora não esteja mais nomeado. Diego, por sua vez, estaria trabalhando nos bastidores para o governo de Irineu celebrar mais um contrato milionário, com uma empresa de fora de Itatiaia e ligada a ele, Diego, para monitoramento por câmeras, segundo uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.
Kiko estaria em negociações de bastidores para ter como vice de Irineu Kaio Márcio Paiva, ex-diretor da Santa Casa de Resende. Tratativa que estaria em curso com o deputado estadual Tande Vieira, pré-candidato a prefeito de Resende.
Na prática, a chegada de Kaio é vista por observadores mais atentos como mais uma invasão de Resende em Itatiaia que pode contribuir para o enfraquecimento da economia local pela possível proliferação de cargos comissionados, o CCs, de Resende e outras cidades, ligados a Irineu e Kaio
Coincidência ou não, CCs e outros moradores de Resende ajudaram Kaio a fraudar uma enquete em Itatiaia recentemente. Além disso, nos grupos de redes sociais ligados a Itatiaia já é possível perceber que os CCs de Resende estão de olho nos cargos de Itatiaia, assim como o prefeito Diogo Balieiro parece assanhado para colocar as mãos na arrecadação de Itatiaia através de Kaio, após falir Resende com o maior rombo da história do município, R$ 314,7 milhões.