Durante “convenção partidária ocorrida neste sábado (3), em Armação dos Búzios, o candidato a prefeito Rafael Aguiar declarou que o atual prefeito, Alexandre Martins, havia criado uma “Secretaria LGBT” no município. A fala teve como objetivo incentivar críticas à comunidade LGBT e agradar a uma parcela de eleitores que apoiam discursos discriminatórios, mas foi logo desmentida e exposta como fake news.”
A “tal secretaria mencionada por Rafael Aguiar nunca existiu no município e, para ser criada, necessitaria da aprovação da Câmara Municipal, que é presidida por ele. Atualmente, Búzios conta com uma Coordenadoria da Diversidade e de Direitos LGBTI+, criada durante a gestão de Rafael como prefeito interino e amplamente apoiada por ele em audiências públicas.
Vídeos no YouTube mostram o candidato apoiando a comunidade LGBT e a criação da coordenaria, bem como participando de eventos em defesa dos direitos da comunidade. Além disso, Rafael Aguiar já foi premiado pela comunidade LGBT do município pelo apoio à comunidade.”
A “organização Pride Búzios emitiu uma nota de repúdio ao discurso do candidato. “Quando você nos ataca para agradar uma parcela preconceituosa, você não ataca apenas as pessoas LGBTI+. A população LGBT|+ tem mães, pais, irmãos e famílias. Você não conhece a dor de uma mãe ao ver um filho sofrer violência, ou a dor de ser expulso de casa na adolescência por ser quem é. Não se ganha uma eleição municipal atacando as minorias. Nossa bandeira não é partidária, é sobre sobrevivência. Não é de esquerda nem de direita. Nossa bandeira é para que essas pessoas possam ter acesso à saúde, ao trabalho e à educação, como qualquer outro cidadão”, declarou o Pride Búzios.”
Fonte: Jornal dos Municípios