O próximo governo municipal de Itatiaia, do prefeito eleito Kaio do Diogo Balieiro, deve Jaques Carvalho, um ex-jogador de futebol, como uma espécie de técnico quando o assunto for a escolha de cargos comissionados, os CCs.
Pelo menos é isso que garantem alguns integrantes do grupo do atual prefeito, Irineu Coelho, é do ex, Eduardo Guedes, que garantem já terem sido cortejados por Jaques para integrarem o governo de “do Diogo Balieiro”.
Jaques, no entanto, desembarcou do grupo político de Irineu há pouco dias da convenção do Partido Liberal (PL), que chancelou o nome de Kaio do Diogo Balieiro, ou Kaio Márcio, para a disputa eleitoral desse ano.
Nos bastidores da política de Itatiaia, Jaques era visto como um dos principais interlocutores de Irineu junto aos vereadores. Lobby que também estaria relacionado a algumas empresas contratadas pela prefeitura.
Há que diga que Jaques “suou a camisa” no ano passado pelo vitória da Construflex no pregão 07/2023, que acabou rendendo um contrato de R$ 4,8 milhões à terceirizada de Japeri, investigada por cartel pelo MP.
Jaques foi presidente do PL na época que a sigla fez parte da base do prefeito Eduardo Guedes, embora o nome do suposto “mandachuva do governo de Kaio” não apareça na Comissão Executiva atua do partido em Itatiaia.
Jaques seria ligado a Denílson Sampaio, atual vice de Irineu que se bandeou para o lado de Dudu. Caminho que teria sido seguido por Jaques inicialmente, até o rapaz se decidir por ficar com Irineu até os “45 minutos do segundo tempo”, quando pulou para o lado de Kaio.
Em Itatiaia, Jaques se ligou ao ex-secretário de Saúde e ex-diretor da Santa Casa de Resende, Luiz Saldanha, antecessor de Kaio na direção da unidade de Saúde.
Jaques também ficou conhecido como “homem da mala de Irineu.”