Fogo amigo em Itatiaia: Andreza do Mercado impugna contas de campanha de Vaninho

A advogada Andreza Ávila, a Andreza do Mercado (PSDB), que conquistou a primeira suplência pela federação PSDB/Cidadania para a Câmara de Itatiaia com 336 votos, impugnou as contas do “colega de partido” Silvano Rodrigues, o Vaninho, reeleito no dia 6 de outubro com 403 votos, 67 a mais que Andreza.

De acordo com os argumentos da inicial, Vaninho omitiu receitas e despesas, entre outras alegações.

No rol das omissões estariam a locação de um imóvel por R$ 600 e a aquisição de duas lonas por R$ 400.

Andreza alega ainda que Vaninho omitiu diversos gastos, a maioria relacionada à estrutura de campanha, como estandartes e aparelhagem de som. Mas os itens elencados pela colega de partido, e agora desafeta, de Vaninho contêm artefatos curiosos, como arco de cabeça e óculos personalizados.

A advogada requereu a reprovação das contas de Vaninho, solicitou a notificação do Ministério Público e enumerou algumas sanções, em caso de desaprovação, como o não recebimento de verbas partidárias e a impossibilidade, segundo ela, de posse em cargo público.

Para conferir a representação na íntegra, clique nesse link.

Para os observadores mais atentos, Andreza está de olho na vaga de Vaninho. No entanto, juristas ouvidos pelo Folha News disseram que essa questão é antiga e não está passificada na Justiça Eleitoral. O que quer dizer que Andreza pode ganhar e não levar a vaga de Vaninho.

A federação PSDB/Cidadania de Itatiaia chegou a ser indeferida pela Justiça Eleitoral por uma representação da chapa encabeçada pelo prefeito Kaio Márcio, mas o indeferimento foi revertido por uma decisão de segunda instância do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, TRE-RJ.