Itatiaia: Justiça Eleitoral aprova contas de Vaninho e frustra suposto conchavo de Denilson e Vini

A Justiça Eleitoral, por meio de uma decisão desta semana da juíza Camila Lopes, da 198º Zona Eleitoral, rejeitou e arquivou uma ação movida pela advogada Andreza Ávila, a Andreza do Mercado (PSDB), que conquistou a primeira suplência pela federação PSDB/Cidadania para a Câmara de Itatiaia com 336 votos. Na representação, ela impugnou as contas do “colega de partido” Silvano Rodrigues, o Vaninho, reeleito no dia 6 de outubro com 403 votos, 67 a mais que Andreza.

Segundo a magistrada, a ” Impugnação à Prestação de Contas Eleitorais deve ser feita nos próprios autos do processo de prestação de contas e não em um novo processo, nos termos da legislação vigente”.

Para conferir a sentença na íntegra, clique nesse link.

Em outra decisão, a juíza aprovou as contas de campanha de Vaninho com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Para conferir a decisão, clique nesse Link.

Para conferir o parecer do MPE, clique nesse link.

O fogo amigo de Andreza contra Vaninho, embora não tenha prosperado na Justiça Eleitoral, serviu para reacender a já acalorada política de Itatiaia. Isso porque, embora a suplente supostamente esteja de olho na vaga de Vaninho, a ação fracassada da advogada também pode ter pretendido “matar vários coelhos com uma cajadada só”.

Isso porque, caso a Justiça Eleitoral acatasse o pedido da suplente e suspendesse a posse de Vaninho, alçando Andreza para a vaga de seus agora desafeto, a decisão poderia indiretamente melar uma chapa integrada por Vaninho para a disputa da mesa diretora da legislatura que começa em 2025.

Pelo menos é isso que dizem aqueles que conhecem do riscado da política de Itatiaia, que, inclusive, afirmam que a tentativa de derrubar Vaninho no tapetão teria as digitais do atual presidente da Câmara, vereador Vinícius Leal, o Vini Celular. O parlamentar, que parece ter se apegado à presidência da Câmara, é ligado ao atual vice-prefeito, Denilson Sampaio, aliado de longa data de Vaninho. Sampaio, que também seria ligado ao esposa de Andreza, teria auxiliado Vini na arquitetura fracassada contra Vaninho e chapa opositora do atual presidente da Câmara.