Recentemente, o Clube de Astronomia de Nova Friburgo (CANF), enviou uma proposta de revitalização do Planetário da cidade. Localizado na Via Expressa, no bairro Olaria, o lugar passou por obras em 2023, e agora, visa criar um espaço mais atrativo para moradores e visitantes da cidade.
A idealização do projeto foi feita com base nos casos de sucesso, como o Centro de Estudos Astronômicos de Jaú (CEAJ), que recebeu 8.740 visitantes em 2023, e o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein, em Criciúma, que atraiu cerca de 45 mil visitantes no primeiro ano de funcionamento. O objetivo é transformar o Planetário em um Centro de Ciências, Educação e Tecnologia, o único em toda a região. Criando assim, um ambiente inovador e interativo para o aprendizado, mas também alcançando o potencial para virar um local atrativo para turistas.
A educação científica e tecnológica é de extrema importância, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de indivíduos e sociedade. Aguçando a curiosidade, criatividade e a formação do pensamento crítico. Em 2017, foi destacado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que o incentivo da educação científica e tecnológica contribui significativamente para o progresso econômico, social e ambiental. Cerca de 2 mil visitantes vão ao Planetário anualmente, em sua maioria alunos de escolas locais e regionais, mostrando sua importância como Centro de Divulgação Científica.
Foi criada uma petição online para ajudar a concretização do projeto, tendo a meta de 500 assinaturas. Para os interessados, o link da petição está disponível no IG do Planetário (@planetarionovafriburgo).
Sobre a proposta
O projeto propõe a criação de um Museu de Ciências, com exposições interativas e didáticas sobre temas variados, relacionados à astronomia, astronáutica, física e geologia. Os visitantes poderão explorar o acervo de rochas, minerais, meteoritos e fósseis do CANF.
A implementação de uma Estação Meteorológica, que fornecerá em tempo real os dados sobre o microclima do bairro Olaria, servindo como fonte de informação para pesquisadores, e inspiração para alunos e visitantes.
A disponibilização de palestras online, transmitidas via internet, ampliando a inclusão e a participação de pessoas de diferentes regiões. E por fim, a ideia de batizar o Planetário com o nome do finado diretor do CANF, o Professor Reginaldo Ivanicska, que dedicou grande parte de sua vida ao Planetário.
Por: Correio Serrano