MPRJ capacita profissionais de educação de Magé para a prevenção de abusos sexuais e violência de gênero e raça

As promotoras de Justiça Érika Puppim, titular da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Magé, e Patricia Alvim, titular da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Magé, em atuação conjunta com Secretaria de Educação de Magá, realizaram dois eventos para capacitar profissionais de educação para a prevenção a abusos sexuais. Também foi ressaltada a importância da educação com perspectiva de gênero. O objetivo é que os profissionais possam reconhecer, prevenir e lidar com os casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em ambientes escolares.

Na segunda-feira (20/05), foram capacitados mais de 100 orientadores educacionais do Município de Magé. Na segunda-feira (27/05), o evento foi destinado a cerca de 100 diretoras de escolas municipais do ensino básico. “Os eventos foram muito proveitosos, já que foi possível capacitar os profissionais de educação que atuam na ponta para estarem atentos aos sinais de abusos, bem como capacitá-los para abordar temas relativos ao machismo e preconceitos de gênero e raça. Todo o conhecimento será replicado em sala de aula”, ressaltou Érika Puppim.

“É fundamental a articulação de toda a rede de proteção das crianças e adolescentes para o combate ao problema da violência sexual contra crianças e adolescentes, tendo a escola papel primordial para a prevenção e enfrentamento, já que os dados indicam que a maioria dos abusos acontece no ambiente doméstico”, pontuou Patricia Alvim. 

MPRJ