Prefeito eleito de Itatiaia “…Diogo Baliero” esquece infraestrutura e se inspira em lago que transborda

Apesar de Itatiaia agonizar por obras de infraestrutura, como a reconstrução de estações de tratamento de água e esgoto, sistema de distribuição de água, canalização e drenagem de águas pluviais, o prefeito eleito Kaio Márcio, o Kaio do Diogo Balieiro, ao que tudo indica, deve priorizar obras de cunho populista, como reforma de praças e locais como o lago do Bairro Nova Conquista.

No dia 8 de novembro, o futuro prefeito publicou nas redes sociais que esteve ao lado da vice, dona Angela, em Resende, junto com o prefeito e padrinho político dele, Diogo Balieiro, além do secretário estadual do Meio Ambiente, Bernando Rossi, e o presidente do Inea, Renato Jordão.

Na ocasião, Rossi declarou que já levou para o governador Cláudio Castro a demanda de urbanização do lago da Nova Conquista. Uma semana depois, a chuva do dia 15 de novembro mais uma vez expôs a falta de investimentos do governo de Balieiro em obras de infraestrutura, como o sistema de drenagem dos bairros de Resende. Isso porque o lago do Mirante das Agulhas transbordou e favoreceu o alagamento de diversas ruas do bairro.

No mesmo dia o governo do atual prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, que também deixou a infraestrutura do município de lado enquanto firmava contratos milionários, e que tentou ludibriar a população com obras de fachada na reta final de seu mandato, usou as redes sociais para anunciar a interrupção do fornecimento de água à população, por causa de detritos na captação, que é feita nas imediações do Parque Nacional.

Em Resende, Diogo Balieiro parece ter conseguido ludibriar a população ao promover um governo que desfavoreceu o desenvolvimento das pessoas, fragilizadas pelo desemprego, bolsões de pobreza e violência que tomaram conta da cidade enquanto o alcaide afundou a cidade do sul fluminense na maior dívida de sua história, em R$ 322,9 milhões.

Porém, essa receita pode não funcionar em Itatiaia com Kaio do Diogo Balieiro, já que a cidade é ainda mais precária que Resende quando se fala em saneamento básico. Cenário em que a mera reforma de praças e urbanizações como o lago da Nova Conquista podem não ser suficientes para atender aos anseios da população.

Prova disso é que, em maio, Irineu esteve nas imediações do hotel Conora, onde uma adutora havia se rompido. Na ocasião, ele esteve ao lado do secretário de Obras Altamir Barreto, importado por Irineu de Angra dos Reis, um especialista em pintura de quebra-mola e construção de pracinhas, porém um incompetente quando o assunto é solucionar os problemas estruturais do município, apesar da grande quantidade de dinheiro.

No começo do ano, os moradores de Itatiaia também sofreram com o alagamento provocado pelas chuvas. Em boa parte pelo entupimento ou ausência de tubulações de drenagem de águas pluviais, o que não foi por falta de dinheiro injetado pelo governo de Irineu nas empresas do ex-secretário de Obras Aloísio Cortat, em R$ 6,7 milhões, responsáveis por esses serviços.

Em junho desse ano, Irineu serviu água contaminada com porcos mortos enquanto tentava ludibriar o povo com obras de fachada. Será que Kaio vai seguir esse mesmo caminho?