A 2ª Promotoria de Justiça de Criminal de Magé, realizou, na quarta-feira (23/08), capacitação para policiais civis lotados na 65ª Delegacia de Polícia (Magé), em Violência de Gênero e Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Ministrado pela promotora de Justiça Erika Puppim, o curso contou com a presença do delegado de Polícia Civil Júlio da Silva Filho, titular da unidade, e a colaboração dos agentes do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAP/MPRJ).
No encontro, a promotora de Justiça explicou sobre machismo estrutural, o ciclo da violência doméstica, feminicídio, estupro e consentimento, revitimização institucional praticada pelos órgãos oficiais e novos crimes, como a perseguição, usualmente chamada de “stalking”. Também foi abordado o tema Violência Psicológica Contra a Mulher e Crime de Violência Institucional, previsto na Lei de Abuso de Autoridade. Ao final, foi realizada uma dinâmica onde os policiais puderam elencar estereótipos de gênero e reconhecer a sua incidência em casos concretos de violência contra a mulher.
“É importante propor uma visão de gênero aos policiais civis, inspetores e servidores, que estão na ponta recebendo as mulheres logo após sofrerem uma violência, para que possam ser reduzidos os riscos de uma eventual revitimização. Eles se mostram abertos a debater e refletir o tema, trazendo dúvidas sobre formas de melhorar sua atuação prática. Inclusive participaram de forma ativa da dinâmica, lembrando de casos reais em que estes já se depararam”, avaliou a promotora de Justiça Erika Puppim.