Controlador Geral de Itatiaia aparece como associado de escritório contratado pela Custom Informática, suspeita de favorecimento em licitação superfaturada em troca de propina

O nome do Controlador Geral de Itatiaia Vinicíus Valiante aparece como membro associado de um escritório de advocacia de Resende em uma procuração de maio de 2021 concedida pela empresa Custom Informática. Não é possível afirmar se Valiante mantém, ou manteve vínculos simultâneos com o escritório e a tramitação de uma licitação que teria resultado na vitória da Custom a um valor supostamente superfaturado e em troca de propina a agentes políticos de Itatiaia.

Para ter acesso à procuração, clique nesse link.

O exercício da advocacia em si é livre a garantido pelo Estado Democrático de Direito, portanto o questionamento que envolve Valiante está relacionado à possibilidade de conflito de interesse, caso a denúncia encaminhada ao Ministério Público aponte que o Controlador agiu para favorecer a Custom.

A procuração que contém o nome de Vinicíus Valiante foi anexada a um complemento da representação feita ao MP sob o número RJ 2023:00176116. Segundo a denúncia, o Controlador agiu para triplicar o valor do contrato da Custom com a prefeitura de Itatiaia, o que representaria cerca de quatro milhões de reais.

Ainda segundo o documento, Valiante teria levado o processo licitatório em mãos para câmara a fim de que o legislativo aderisse ao processo, o que teria sido feito ao ex-presidente Thiago Rodrigues e o atual presidente Vini Celular, episódio que teria sido testemunhado pelo ex-procurador da câmara Marcelo Macedo, o Marcelão.

O suposto favorecimento da Custom se refere ao pregão eletrônico 27/2023 e estaria relacionado à exoneração do ex-secretário de Administração Tributária Ernane Dias, que teria agido contra os interesses de um suposto grupo formado por secretários municipais, outros servidores, vereadores e até o prefeito Irineu Coelho para a manutenção da contratação da Custom mediante pagamento de propina. Para ler a matéria que aborda todos os detalhes do suposto esquema relatados ao MP, clique nesse link.