Verba foi enviada pela União em agosto para cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem, mas o dinheiro retroativo a maio ainda não teria chegado ao bolso de diversos servidores.
Após tentar se promover em cima da lei federal 1.434/2022, que estabeleceu o Piso Nacional da Enfermagem, o governo do prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, demonstra pouca eficiência em depositar na conta dos profissionais os recursos de um repasse feito pela União em agosto, para compor a diferença salarial do piso, retroagido ao mês de maio.
Para acessar a cartilha do governo Federal sobre o Piso Nacional da Enfermagem, clique nesse link.
A liberação do dinheiro enviado pelo governo federal, R$ 625,5 mil, aconteceu no início de setembro pela Câmara, quando o valor já estava na conta do Fundo Municipal Saúde, restando à administração somente o trabalho de creditar na conta dos servidores, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem. O que ainda não teria acontecido para boa parte dos profissionais.
Para acessar o projeto de lei aprovando e o anexo do Diário Oficial da União com a liberação do recurso, clique nesse link.
Segundo uma servidora que pediu para não ser identificada, o secretário de Saúde, Luiz Saldanha, garantiu que o repasse do governo federal seria depositado na quinta-feira, dia 28 de setembro.
“O próprio secretário de Saúde (Luiz Saldanha) informou, até lá no hospital mesmo, que ele esteve lá presencialmente falando e passou para os membros da comissão também, que esse dinheiro seria depositado referente a maio até agosto e seria depositado na quinta-feira, dia 28, e o pagamento normal nosso, o salário, seria na sexta-feira. Na quinta-feira houve alguma coisa que não conseguiram pagar e ele falou que, no mais tardar, na sexta-feira”, disse ela.
A servidora disse também que alguns pagamentos começaram a cair na conta de alguns funcionários, mas não há um comunicado oficial explicando o porquê do atraso.
Segundo ela, há uma lista no RH de alguns servidores que estariam com impedimentos que precisariam ser sanados para o recebimento. Porém, segundo ela, inúmeros funcionários que não estão na tal lista de pendências, também não receberam.
“Não informaram por que não estavam pagando de todos, a funcionária informou que estava tendo uma inconsistência no sistema pra quem tinha conta-salário e pra quem fazia portabilidade, que o depósito estava sendo retornado para o Banco do Brasil. Então eles estavam pedindo CPF e chave Pix. Faltou comunicação da secretaria de Saúde”, revelou.
Ao que tudo indica, Irineu acabou se esquecendo dos servidores da enfermagem nos últimos dias, já que o alcaide andou ocupado demais tentando implantar em Itatiaia o que alguns deputados estaduais chamam de “máfia dos reboques”. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Uma empreitada que começou em março deste ano e que, até a noite da última sexta-feira, dia 29, não era de conhecimento do presidente da Câmara de Itatiaia, vereador Vinicius Leal, o Vini Celular, que usou as redes sociais para tentar fazer média com a população tentando mostrar serviço junto com os demais vereadores, que também nada fizeram para tentar barrar a concorrência pública para concessão de serviços de reboque de veículos apreendidos na cidade, que aconteceria segunda, dia 2 de outubro.
O vídeo de Vini, que acabou deixando o parlamentar com filme ainda mais queimado na cidade, pode ser conferido nesse link
Enquanto Vini e os vereadores “não sabem de nada”, o servidores da enfermagem esperam receber o que têm direito ainda essa semana, já que o dinheiro foi depositado pelo governo federal. Montante que é quase o mesmo dos R$ 600 mil que o secretário de Saúde Luiz Saldanha liberou nos últimos dias, dos cofres do município, em dezenas de “reconhecimentos de dívida” que contemplaram “a realeza” da Saúde do município. O que também parece não ser de conhecimento de Vini e dos demais vereadores. Para ler essa matéria, clique nesse link.
Luiz Saldanha, que ocupava o cargo de diretor da Santa Casa de Resende e chegou a Itatiaia com status de “salvador da pátria” por indicação do prefeito da cidade vizinha, Diogo Balieiro, parece não ter dado tão certo assim em Itatiaia. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.