Prefeito de Itatiaia segue para Casa de Custódia de Volta Redonda e pode permanecer preso por injúria racial

Irineu foi preso em flagrante após supostamente chamara a funcionária de uma padaria de Resende de “negrinha”

O prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, deve passar por uma audiência de custódia nesta quarta-feira, dia 18, na Casa de Custódia de Volta Redonda, onde a Justiça decidirá se o político irá responder em liberdade ou não pelo crime de injúria racial contra a atendente de uma padaria do bairro Jardim Jalisco, em Resende, onde o alcaide teria chamado a funcionária de “negrinha”. Ela foi à delegacia de Resende, registrou queixa e Irineu acabou preso na sede da prefeitura de Itatiaia, no final da tarde. Para ler mais sobre o assunto, clique nesse link.

A situação de Irineu pode se complicar porque desde janeiro entrou em vigor a Lei 14.532/2023, que equipara injúria racial ao crime de racismo, que também passou a ser inafiançável e imprescritível, com pena que varia entre dois a cinco anos de reclusão, em caso de condenação.

Segundo informações apuradas pelo Folha News, Irineu passou a noite na 89ª Delegacia Policial de Resende, de onde seria transferido para Volta Redonda, onde uma audiência de custódia decidirá se o governante permanece preso aguardando julgamento ou se responderá em liberdade. Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito confirma o desentendimento com a funcionária, mas nega ter usado termos racistas contra ela. Porém, a versão foi confirmada por duas testemunhas, o que favoreceu a prisão do político.