Braço do prefeito de Resende em Itatiaia, secretário de Saúde esconde repasses à Enfermagem e é favorecido por “cala boca” nos repasses à Santa Casa

O secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Sandanha, ao que tudo indica, anda confundindo o Estado Democrático de Direito com um pasto. Isso porque, diversos servidores de Itatiaia continuam relatando o não recebimento de repasses do governo federal para o complemento salarial do Piso Nacional da Enfermagem.

Luizão, como o secretário é popularmente conhecido, é considerado um braço do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, em Itatiaia, onde Luizão chegou em outubro de 2022, após deixar a direção da Santa de Misericórdia de Resende e ser substituído por outro nome ligado a Diogo, Kaio Márcio Paiva. A dupla estaria sendo blindada por Diogo Balieiro, que, segundo declarações feitas em plenário pelo vereador Roque Cerqueira, teria determinado aos vereadores de sua base que rejeitassem um requerimento de informações apresentando pelo vereador Tiago Forastieri, sobre o repasse de dinheiro público Santa Casa nos últimos três anos. Isso porque o prefeito de Resende, embora goste de usar as redes sociais para propalar seus “feitos”, parece não gostar muito de apresentar no Portal da Transparência, como determina a lei, a que preço ele saíram ao bolso dos contribuintes.

Assista abaixo ao vídeo sobre a indicação de Luizão feita por Diogo ao prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho.

Para ler a matéria sobre a ofensiva de Diogo Balieiro na Câmara de Resende para barrar a transparência sobre os repasses de verba pública à Santa Casa, clique nesse link.

Enquanto age para encobrir o detalhamento dos repasses de dinheiro público à Santa Casa, membros do Conselho Municipal de Saúde temem que Diogo Balieiro tenha criado uma bolha prestes a estourar. Isso porque boa parcela de equipamentos e serviços da unidade de Saúde são alugados, sendo a Santa Casa apenas uma “casca” nesses casos. Coincidência ou não, Resende relatou recentemente uma dívida corrente líquida de mais de R$ 311 milhões e Diogo Balieiro ainda apresentou à Câmara um projeto para pegar mais um empréstimo ao Banco do Brasil, no valor de até R$ 25 milhões, o que foi aprovado pela maioria dos vereadores. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

Para ler a matéria sobre a denúncia feita ao Ministério Público sobre os atrasos nos repasses do Piso Nacional da Enfermagem em Itatiaia, clique nesse link.