Itatiaia: profissionais da Enfermagem reclamam não recebimento de repasses apesar de promessas de Luizão

Profissionais da área de Enfermagem de Itatiaia usaram as redes sociais nesta quarta-feira, dia , para reclamarem o não recebimentos dos repasses federais referentes às parcelas de novembro e dezembro do Fundo Nacional de Enfermagem, que entrou em vigor em agosto com efeitos retragidos a maio. De lá pra cá, emboras os repasses tenham entrado nos cofres do fundo municipal de saúde da cidade do sul fluminenses, as reclamações de não recebimento se tornaram recorrentes e já se tornaram objeto de uma denúncia formulada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.

Na semana passada, em um programa de rádio, o secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Saldanha, o Luizão, garantiu que os recebimentos aconteceriam nesta quarta-feira, dia 20, o que não teria acontecido segundo diversos relatos de profissionais.

“Foi aprovado na terça-feira agora os valores de novembro, dezembro e décimo terceiro dessa equiparação do salário da Enfermagem, até dia 20 está todo mundo com os pagamentos”, declarou Luizão.

Assista abaixo ao trecho do vídeo de Luizão garantindo o pagamento.

Com o alegado não cumprimento das palavras de Luizão, os servidores temem que o não recebimento acabe caindo no esquecimento por causa do recesso de janeiro e a regionalização do Piso, aprovada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal 9STF) esta semana.

Tentáculo de Diogo Balieiro

O secretário chegou a Itatiaia em outubro do ano passado por indicação do prefeito de Resende, Diogo Balieiro. Antes de chegar a Itatiaia, Luizão era diretor da Santa Casa de Resende e foi sucedido por Kaio Márcio Paiva. A dupla está no olho de um furação que pode envolver, pelo menos, R$ 51,5 milhões em repasses do Sistema Único de Saúde, o Sus, que se tornaram objeto de uma denúncia junto ao Ministério Público por causa da indisponibilidade dos repasses no Portal da Transparência. O que aconteceu depois da reprovação de um pedido de informação na Câmara por determinação de Diogo aos vereadores de sua base, segundo o que declarou em plenário o vereador Roque Cerqueira.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.