Esposa do Faraó dos Bitcoins, Mirelis Zerpa, é Presa pela PF nos Estados Unidos

A Polícia Federal, em uma operação conjunta com autoridades norte-americanas, efetuou a prisão de Mirelis Zerpa, esposa de Gladison Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”. A venezuelana estava foragida da Operação Kryptos e foi detida em Chicago, nos Estados Unidos.

Detalhes da Prisão Internacional:

A prisão de Mirelis Zerpa ocorreu como resultado da cooperação entre a Polícia Federal brasileira, o U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano. A foragida foi capturada devido à irregularidade de sua permanência nos EUA.

Mandado de Prisão Expedido:

Mirelis Zerpa tinha contra si um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O documento a acusa pelos crimes praticados contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa.

Atividades Ilegais em Cabo Frio:

Segundo informações da PF, Mirelis era proprietária de uma empresa de consultoria em Cabo Frio/RJ. Através dessa empresa, foram firmados contratos para investimentos em bitcoin, prometendo rendimentos fixos mensais. No entanto, tais operações não possuíam autorização ou registro junto à Comissão de Valores Mobiliários.

Esquema Bilionário de Lavagem de Dinheiro:

A investigação aponta que Mirelis, seu esposo e cúmplices constituíram uma extensa rede para lavagem de dinheiro, movimentando cerca de 38 bilhões de reais entre 2015 e 2021.

Operação Kryptos e Prisão de Gladison Acácio dos Santos:

A Operação Kryptos, deflagrada em agosto de 2021, teve como alvo Gladison Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”. Ele era acusado de liderar um esquema bilionário de pirâmide financeira envolvendo a negociação de criptomoedas.

Gladison prometia lucros de 10% ao mês nos investimentos em bitcoins, mas, segundo a PF, não reaplicava os aportes dos clientes. Transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, em janeiro de 2023, ele responde por crimes de pirâmide financeira, além de acusações de homicídio e tentativa de homicídio.

A prisão de Mirelis Zerpa nos Estados Unidos reforça a continuidade das investigações sobre o esquema, mostrando a atuação firme das autoridades para levar os envolvidos à justiça.

Por: Cic7 notícias