Compra de votos em Itatiaia com uso dos recursos da Santa Casa de Resende e propaganda antecipada chegam ao MP

O que tem a ver a visita de um deputado estadual a uma unidade estadual de ensino de Itatiaia com a direção da Santa Casa de Misericórdia de Resende? Esse é um dos questionamentos que chegou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ, após a presença do deputado estadual Tande Vieira ao Ciep Ezequiel Freire em Itatiaia em publicações veiculadas na tarde da última terça-feira, dia 30. Na ocasião, o parlamentar esteve acompanhado do diretor da unidade de Saúde Kaio Márcio Paiva, que é de Resende e se mudou recentemente para Itatiaia para disputa da eleição municipal, anunciado como possível candidato do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, que ainda é oficialmente aliado do prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho.

“Da mesma forma, o mesmo é citado pela no instagram por Angélica Alvarenga como tendo utilizado os recursos da Santa Casa para atendimento da mãe dela Alice Maria de Alvarenga Silva. Isso prova que Kaio Márcio está utilizando recursos públicos da Santa Casa de Resende para compra antecipada de votos por meio de atendimentos médico-hospitalares, o que requer uma ação rápida e precisa deste respeitável Ministério Público”, diz a denúncia.

A suposta compra de voto por meio de atendimento de saúde teria acontecido há alguns dias para a mãe da diretora do Ciep Angélica Alvarenga, Maria Alice Alvarenga, ambas citadas na denúncia.

Recentemente o Folha News divulgou um vídeo do vereador de Resende Reginaldo de Engenheiro Passos, além de outros documentos, que voltaram a causar revolta nos moradores da cidade do sul fluminense que aguardam semanas ou até meses nas filas de espera por exames, cirurgias e outros procedimentos de Saúde. Isso porque pacientes de Itatiaia estariam sendo indicados pelo prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, aliado de Diogo Balieiro. A suposta furada de fila em cima dos pacientes resendenses, de quebra, engorda ainda mais o endividamento da cidade do sul fluminense, que já ultrapassou R$ 311 milhões no final do ano passado, sob a gestão de Diogo Balieiro. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

Garçom de Irineu

Kaio Márcio teria se transformado em uma espécie de garçom de Irineu Coelho, que é aliado do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, chefe de Kaio. Isso porque, garantem as fontes das cidades do sul fluminense, Irineu teria ganhado passe livre na indicação de pacientes para a unidade de saúde da cidade de vizinha.

“Já não sei quem é o chefe do Kaio, se é o Diogo ou o Irineu, que fala com ele direto fazendo solicitações”, diz uma funcionária da prefeitura de Itatiaia que pediu para não ser identificada.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

No caminho de Dudu

Após endividar Resende em mais de R$ 311 milhões da receita corrente líquida da cidade do sul fluminense no final do ano passado, Diogo Balieiro, ao que tudo indica já percebeu o esgotamento financeiro da cidade, percebida também nos péssimos serviços públicos à população. É o que garante quem conhece do riscado na região para justificar o anúncio do alcaide em indicar um nome para a cidade vizinha de Itatiaia.

Mas, para os observadores mais atentos, a empreitada de Balieiro em indicar o nome do pouco expressivo Kaio Paiva, atual diretor da Santa Casa de Resende, não passa de uma armadilha para atrair parte dos eleitores de Itatiaia insatisfeita com o fiasco do atual prefeito, Irineu Coelho, que constitui a maioria segundo os observadores da política local. O que teria como pano de fundo atrapalhar o retorno do ex-prefeito Eduardo Guedes, que estaria bem à frente de Irineu na disputa.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.