A Escola Estadual Aspino Rocha, localizada no bairro da Gamboa em Cabo Frio, enfrenta sérios problemas desde o início do ano letivo, causando graves prejuízos pedagógicos aos alunos. Pais de estudantes têm manifestado preocupação e indignação por conta da falta de professores em várias disciplinas, incluindo Educação Física, História, Geografia, Arte e Ciências.
De acordo com relatos recebidos pela redação do Portal Cabo Frio em Foco, a ausência de professores tem gerado uma verdadeira bagunça no quadro de horários. Os alunos frequentemente têm horários vagos, às vezes entram mais tarde ou saem mais cedo, o que compromete a continuidade do aprendizado e prejudica o acompanhamento dos responsáveis sobre o que está ocorrendo dentro e fora da escola com os estudantes.
Uma mãe de aluna manifestou sua preocupação com a falta de professores e o impacto na qualidade do ensino. “A situação está caótica. Minha filha está sem aulas de várias matérias importantes. Já procurei a direção da escola, mas o semestre está terminando e nada foi resolvido,” relatou a mãe.
Os problemas enfrentados pela Escola Estadual Aspino Rocha destacam a necessidade urgente de soluções pelo Governo do Estado para garantir uma educação de qualidade e evitar mais prejuízos ao desenvolvimento escolar dos alunos.
Questionada pelo Portal Cabo Frio em Foco, a Secretaria de Estado de Educação enviou a seguinte nota:
A Secretaria de Educação está realizando a contratação de mais de 4.000 professores, além da migração da carga horária de docentes da rede de 18h para 30h, para suprir a carência da rede. A secretaria também informa que os dias letivos perdidos serão repostos, a partir de planejamento pedagógico efetuado pela escola e validado pela Diretoria Regional Pedagógica de abrangência, de forma a mitigar os eventuais prejuízos pedagógicos dos alunos.
Por: Cabo Frio em Foco