Resende: Ex-chefe de Tande e ex-aliado dos Balieiro, Noel de Carvalho pode “casar com Renan Marassi”

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Resende Noel de Carvalho, quem diria, cedeu aos encantos do jovem vereador Renan Marassi, considerado o principal adversário do ex-assessor de Noel, Tande Vieira. Porém, não é possível afirmar se Noel e o filho dele, o também ex-prefeito Silvio de Carvalho, estarão apenas na base de apoio de Renan ou se algum deles ainda tem esperança de “trocar alianças” com o rapaz.

Isso porque a possível “noiva de Renan Marassi” atualmente é a ex-deputada estadual Ana Paula Rechuan, esposa do ex-prefeito José Rechuan, que mantém um “namoro às escondidas com Tande”, já que o ex-assessor de Noel busca independência política para a disputa da eleição de deputado de 2026, caminho de Rechuan, possível postulante a uma vaga no Congresso daqui a dois anos.

Duas vezes assessor de Noel

Ainda que não seja possível afirmar se Noel de Carvalho trocará ou não alianças com Renan Marassi, é possível afirmar que o veterano já tem, pelo menos, duas fortes doses de imunização contra eventuais ataques vindos de Tande durante a campanha eleitoral desse ano. Isso porque o trabalho de Noel parece ter sido tão bom aos olhos de Tande, que o político foi duas vezes nomeado assessor no gabinete de Carvalho na Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj), em 1999 e 2001, durante uma das passagens de Noel pela Casa de Leis. Experiência que parece ter agradado Tande, que se candidatou para o mesmo cargo de seu ex-chefe 20 anos depois.

Porcos falando do toucinho

Apesar dos ataques de alguns asseclas de Tande e do atual prefeito de Resende, Diogo Balieiro, contra união de Noel e Marassi, é bem possível que Tande e Balieiro façam o papel de “porcos falando do toucinho”, caso resolvam abrir fogo em direção à união entre o jovem vereador e o veterano.

Diogo é filho do ex-vereador e aliado de longa data de Noel Aluizio Balieiro, que tentou sem sucesso se eleger novamente vereador em 2012 pelo PSD, que era um dos partidos da coligação de Noel naquele pleito, vencido pelo então prefeito José Rechuan, que disputava a reeleição.

Diogo e Aluizio Balieiro no governo de Rechuan

Por sinal, a vitória de Rechuan parece ter diminuído o “amor dos Balieiro pai e filho” por Noel, já que em 2013 Aluizio acabou nomeado por Rechuan ao cargo de presidente do Instituto Marechal José Pessoa, que é um cargo comissionado (CC) ligado à secretaria de Governo.

Possivelmente já dando sinais de gosto pelo poder, Diogo Balieiro também abandonou o ninho de Noel de Carvalho para se juntar ao governo de Rechuan, onde ocupou o cargo de diretor do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori.

Em 2016, Balieiro chegou a ser acusado de continuar recebendo o sal´rio do cargo que ocupava no governo de Rechuan, quando ele já era candidato e prefeito. Após o escândalo, o político teria devolvido os valores aos cofres públicos.

Rombo de R$ 314,7 milhões aproxima Tande e Rechuan

Possível representante do governo que levou as finanças de Resende à falência com o maior rombo da história do município do sul fluminense, R$ 314,7 milhões que representam quase 50% da receita corrente líquida informada pela própria prefeitura no primeiro quadrimestre de 2024, Tande estaria cada vez mais próximo dos braços de Rechuan, dizem os conhecedores da política local.

Lobby de Kiko Besouchet

Em Itatiaia, as supostas negociações entre Rechuan e Tande estariam sendo intermediadas pelo ex-vereador de Resende Kiko Besouchet, que responde a um processo criminal por supostamente ter integrado uma quadrilha que fraudava contratos públicos na Câmara de Resende.

Caso as negociações avancem, Kaio Márcio Paiva, morador de Resende que se mudou recentemente para Itatiaia com objetivo de disputar a eleição majoritária desse ano, que também já andou fraudando uma enquete em Itatiaia, pode ser vice na chapa do prefeito Irineu Coelho, segundo o que se comenta nos bastidores da política local.