Pesquisas eleitorais divergem em até 15% e reforçam suspeitas de manipulação em Resende e Itatiaia

Uma pesquisa de intenção de votos dos eleitores de Resende divulgada esta semana apontou empate técnico entre os candidatos Tande Vieira e Renan Marassi. Porém, a sondagem realizada pela Intelligence Pesquisa e Comunicação atribuiu a Tande um percentual 15% menor em relação à pesquisa da Prefab Future Publicidade E Pesquisas Ltda, barrado recentemente pela Justiça Eleitoral do Paraná.

Pelos números da Intelligence, Tande e Renan aparecem com empate técnico, com 22% e 19% na espontânea e 31% e 29% na estimulada, respectivamente. Pela Prefab, Renan tem 29,9%, ou seja, praticamente o mesmo percentual da Intelligence. Porém, no caso de Tande, é possível imaginar que alguém está mentindo, ou errando feito. Isso porque, o instituto barrado pela Justiça do Paraná afirma que o candidato apoiado pelo prefeito Diogo Balieiro estaria com 44,5%.

Manipulação em Resende e Itatiaia

Recentemente a Justiça eleitoral determinou a retirada da divulgação de uma enquete fraudada por asseclas de Tande pela enxurrada de votos de cargos comissionados da prefeitura e perfis falsos, os fakes. A determinação foi direcionada ao influencer Rogério Vandraga, fundador do grupo de Facebook Bom Dia Resende, que seria um braço de marketing digital de Diogo e Tande e que se encontra pausado até o final de agosto. O que também é objeto de uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.

A pausa do Bom Dia Resende aconteceu após a Justiça manter a prisão de Vandraga, que aconteceu em julho após a descoberta de material que associava o influencer à pedofilia, além de um investigação em curso por estupro de incapaz. Na ocasião da prisão, diversas postagens sobre o assunto foram excluídas do Bom Dia Resende, que privilegiou nos últimos anos as publicações dos “feitos de Diogo e Tande”.

No começo de agosto a polícia e a Justiça Eleitoral também desarticularam um suposto esquema de manipulação de pesquisa para favorecer Kaio Márcio em Itatiaia, o que estaria acontecendo com a participação de Diogo Balieiro e utilização de funcionários da Santa Casa de Resende, onde Kaio atuou como diretor.

Kaio, que também teve fraudado uma enquete em Itatiaia usando fakes e CCs da prefeitura de Resende, foi denunciando junto com Tande ao MP no começo do ano por compra de votos por atendimentos na Santa Casa.