“Meu problema não é com você, é com aquela negrinha lá”: prefeito de Itatiaia é preso em flagrante por injúria racial

O prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, foi preso em flagrante nesta terça-feira, dia 17, suspeito do crime de injúria racial contra a funcionária de uma padaria localizada no bairro Jardim Jalisco, em Resende.

O Folha News teve acesso a fotos de carros da Polícia Civil à frente da sede da prefeitura de Itatiaia no final da tarde, mas não é possível afirmar se a ação se refere ao momento da prisão de Irineu.

Segundo informações publicadas pelo G1, Irineu teria sido advertido pela funcionária da padaria ao tentar pegar um salgado na vitrine. Ela teria explicado para o prefeito de Itatiaia que, por determinação da vigilância sanitária, o procedimento não poderia ser feito pelos clientes e sim pelos funcionários.

Nesse momento, Irineu teria começado a agredir a funcionária com xingamentos, momento em que outra funcionária teria entrado em cena na tentativa de acalmar Irineu. Foi nesse momento que, segundo o relato da funcionária supostamente ofendida, o alcaide teria falado à colega que tentava acalmar os ânimos do prefeito:

“Meu problema não é com você, é com aquela negrinha lá”.

Após a suposta injúria racial, a funcionária agredida procurou a Delegacia, onde o delegado Michel Floroschk, em função das evidências relatadas somadas ao vídeo da padaria com a agressão apesar da ausência de áudio, determinou que uma equipe fosse às ruas na captura de Irineu.

O G1 informou que tentou entrar contato com a defesa do prefeito de Itatiaia, mas que, até o fechamento da edição, não havia obtido retorno.

Aproximadamente um ano e meio à frente do Executivo municipal, Irineu já coleciona polêmicas e problemas de um dos governos mais conturbados da história da cidade do sul fluminense. Os servidores sofrem com uma política de arrocho que começou com corte de benefícios e pode terminar sem o abono do Dia do Servidor. Enquanto isso, os contratos milionários se proliferam e a cidade sofre pela falta de serviços públicos básicos, como na Saúde, fornecimento de água potável e diversos outros segmentos. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.