Eleito com a promessa de enviar um plano de cargos e salários dos servidores concursados da prefeitura em seus primeiros dias de governo, o perfeito de Itatiaia Irineu Nogueira, ao que parece, arrumou um jeito de ganhar tempo e continuar empurrando com a barriga o projeto que contempla a categoria.
Após o clima esquentar com uma greve de 24 horas encabeçada por profissionais da educação com a adesão de outros segmentos do funcionamento, o governo de Nogueira anunciou a formação de um “grupo de trabalho para dos estudos e elaboração do plano de cargos e salários”, pontapé inicial que deve acontecer cerca de 15 meses após o governante assumir a administração municipal e sem a garantia de se transformar em projeto.
Para ler a matéria sobre o descontentamento dos servidores municipais, clique nesse link.
Para muitos, o anúncio de Irineu, que aconteceu após uma reunião com representantes sindicais da educação esta semana, seria um forma de o governante ganhar tempo.
O filme de Irineu começou a queimar no final de abril, quando o governante exonerou todos os cargos comissionados e sinalizou que poderia descomprimir a folha de pagamento para promover um reajuste salarial com ganhos reais e promover o plano de cargos e salários. Para ler essa matéria, clique nesse link.
Porém, dois dias após a exoneração em massa que resultou em um montante milionário em indenizações, Irineu começou a renomear quase todos os CCs, o que começou a acirrar os ânimos entre os concursados. Para ler a matéria sobre as indenizações, clique nesse link.
Para os concursados, acabou restando um reajuste anual fajuto, abaixo inclusive do salário mínimo, que quase não aconteceu por causa da omissão do prefeito para com a assinatura de um ato administrativo no projeto. Para ler essa matéria, clique nesse link.
Na semana passada, o governante ainda teria tentado sem sucesso intimidar os profissionais da educação, que já haviam anunciado a paralisação. Para ler essa matéria, clique nesse link.
A paralisação aconteceu em frente à prefeitura, ocasião em que dezenas de profissionais gritaram frases de ordem do tipo: “Reajuste sem vergonha”. Para ler a matéria sobre a paralisação, clique nesse link.
Depois do movimento, Irineu também agiu, e muito, ao nomear mais uma leva de CCs, cerca de 35 com um impacto anual de quase R$ 1,5 milhão no bolso dos contribuintes de Itatiaia. Para ler a matéria sobre esse assunto, clique nesse link.