Itatiaia: Kaio consegue indeferimento dos candidatos a vereador do PSDB/Cidadania, mas PEC da anistia pode salvar federação

Após se mudar de Resende para Itatiaia a fim de disputar a eleição, o candidato a prefeito Kaio Márcio Paiva, ao que tudo indica, está incomodado com os candidatos itataienses envolvidos na eleição de vereador, que não são adversários diretos de Kaio.

Isso porque o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por uma decisão da 198ª Zona Eleitoral, acolheu um pedido de impugnação da coligação de Kaio é indeferiu o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da federação formada pelos partidos PSDB e Cidadania, que teria potencial para eleger de dois a três vereadores.

A alegação da coligação de Kaio para tirar os candidatos a vereador da federação da disputa foi baseada no fato de que, no dia da convenção, o PSDB encontrava-se destituído por problemas na prestação de contas do partido nos anos 2020 e 2021.

A empreitada da coligação de Kaio, porém, deve esbarrar em recursos judiciais do PSDB/Cidadania porque a federação se encontrava suspensa por problemas nas prestações de contas. Acontece que no último dia 22 o Congresso Nacional promulgou a Proposta de Emenda à Constituição 133/2024, a PEC da Anistia, que, entre outras questões, anistiou as agremiações partidárias com problemas nas contas nos últimos cinco anos, incluindo as reprovações transitadas em julgado.

Kaio também é alvo de uma impugnação por supostamente usar o nome do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, para tentar confundir os eleitores de Itatiaia.