Kaio é flagrado indicando entrevistados em mais uma manipulação de pesquisa em Itatiaia

GPP e Prefab estariam entre os institutos registrando respostas de pessoas indicadas a dedo pelo candidado

O candidato a prefeito de Itatiaia Kaio Márcio foi flagrado na manhã deste domingo, dia 8, indicando pessoas ligada a ele para responderem uma pesquisa eleitoral, na tentativa de manipular os resultados a favor dele. Não é possível afirmar se o instituto é o Prefab, que divergiu em 100% a favor de Kaio e do aliado dele em Resende Tande Vieira, ou a GPP, sediada em Niterói, que teria sido vista em Resende e Itatiaia com questionários que supostamente induziam e insistiam para que as pessoas escolhessem Kaio e Tande.

Nas imagens é possível perceber que os entrevistadores anotam as respostas de pessoas do grupo de Kaio ou indicadas por ele. Um artifício que consegue burlar as normas do TSE, mesmo sendo a pesquisa registrada.

Para piorar, há relatos de pessoas que não teriam suas respostas registradas quando disseram que votariam em outros candidatos. Nesse caso, quatro pessoas ouvidas pelo Folha News afirmaram que tiveram a entrevista interrompida após responderem que votariam no ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu. Outro eleitor também afirmou que teve o mesmo problema ao responder à entrevistadora que votaria no atual prefeito, Irineu Coelho.

“Estão querendo transformar uma mentira em verdade, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público precisam frear essa máfia da pesquisa. Ela simplesmente perguntou se eu era eleitora do Kaio, quando eu disse que não, ela simplesmente me deus as costas e foi embora”, disse uma testemunha.

Prefab

Barrada recentemente pela Justiça Eleitoral do Paraná por não ter capital social para custear uma pesquisa de R$ 12 mil, a Prefab tem como contratantes parentes de Tande e curiosamente seus resultados não param de inflar o nome do candidato do prefeito Diogo Balieiro. Em Itatiaia, o “instituto de Tande” parece que também anda tentando convencer a população de que Kaio Márcio, ligado a Tande e ao prefeito de Resende, Diogo Balieiro, estaria em segundo lugar, pouco atrás do ex-prefeito Eduardo Guedes.

Outra denúncia ao MPE, feita antes dos últimos resultados divulgados pela Prefab, já informavam à Promoção Ministerial que a Prefab é contratada e promovida por parentes de Tande e seria apenas uma peça de marketing disfarçado para tentar insuflar os candidatos.

No caso da última pesquisa da “Prefab de Tande e de Kaio”, o candidato de Resende apareceu com 62,6%, 100% a mais que o levantamento da Intelligence, que conferiu 31% ao candidado de Diogo Balieiro. Renan apareceu com 34,7% na Prefab e 29,9% na Intelligence. Em Itatiaia, Dudu lidera com 28,6%, mas chama a atenção que o resultado da Prefab também tenha apontado que Kaio supostamente estaria com 28,1%, o atual prefeito, Irineu Coelho, com 20,5%, enquanto Ricarda Helena estaria com 0,4%.

Enquetes e pesquisas fraudadas por Tande e Kaio barradas pela Justiça Eleitoral

Recentemente a Justiça eleitoral determinou a retirada da divulgação de uma enquete fraudada por asseclas de Tande pela enxurrada de votos de cargos comissionados da prefeitura e perfis falsos, os fakes. A determinação foi direcionada ao influencer Rogério Vandraga, fundador do grupo de Facebook Bom Dia Resende, que seria um braço de marketing digital de Diogo e Tande e que se encontra pausado até o final de agosto. O que também é objeto de uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.

A pausa do Bom Dia Resende aconteceu após a Justiça manter a prisão de Vandraga, que aconteceu em julho após a descoberta de material que associava o influencer à pedofilia, além de um investigação em curso por estupro de incapaz. Na ocasião da prisão, diversas postagens sobre o assunto foram excluídas do Bom Dia Resende, que privilegiou nos últimos anos as publicações dos “feitos de Diogo e Tande”.

No começo de agosto a polícia e a Justiça Eleitoral também desarticularam um suposto esquema de manipulação de pesquisa para favorecer Kaio Márcio em Itatiaia, o que estaria acontecendo com a participação de Diogo Balieiro e utilização de funcionários da Santa Casa de Resende, onde Kaio atuou como diretor.

Kaio, que também teve fraudado uma enquete em Itatiaia usando fakes e CCs da prefeitura de Resende, foi denunciado junto com Tande ao MP no começo do ano por compra de votos por atendimentos na Santa Casa.