Justiça Eleitoral suspende veiculação de pesquisa supostamente fraudada para favorecer Tande e Kaio em Resende e Itatiaia

A Justiça Eleitoral, por meio de uma decisão do juiz Hindenburg Köhler Brasil, da 31ª Zona Eleitoral, determinou a suspensão imediata da divulgação de uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Prefab, supostamente manipulada para favorecer o candidato a prefeito de Resende Tande Vieira e, com isso, induzir a opinião de eleitores em favor do candidato.

A decisão, em caráter cautelar, estabelece uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento, até que seja apurado detalhadamente o levantamento feito pela Prefab, que também é alvo de questionamentos e denúncias em Itatiaia, por supostamente insuflar os números a favor do candidato a prefeito Kaio Márcio, do mesmo grupo político de Tande. Os dois são apoiados pelo prefeito de Resende, Diogo Balieiro, que também estaria envolvido no esquema de manipulação, segundo denúncias feitas ao Ministério Público Eleitoral, o MPE.

Para conferir a decisão na íntegra, clique nesse link.

A Prefab também teria fraudado os resultados em Búzios e acabou descontratada pela OK TV Cabo Frio.

A Prefab também é alvo de denúncias de manipulação para favorecer de Tande Vieira e Kaio Márcio. Uma dessas denúncias envolve parentes de Tande por financiamento e divulgação de resultados da Prefab supostamente com manipulação a favor dele, Tande, e de Kaio.

Segundo a denúncia, as pesquisas do Instituto Prefab estaria insuflando em mais de 100%, em relação a outras pesquisas registradas no TSE, os percentuais de Tande Vieira e Kaio Marcio, candidatos do mesmo grupo político.

Enquetes e pesquisas fraudadas por Tande e Kaio barradas pela Justiça Eleitoral

Recentemente a Justiça eleitoral determinou a retirada da divulgação de uma enquete fraudada por asseclas de Tande pela enxurrada de votos de cargos comissionados da prefeitura e perfis falsos, os fakes. A determinação foi direcionada ao influencer Rogério Vandraga, fundador do grupo de Facebook Bom Dia Resende, que seria um braço de marketing digital de Diogo e Tande e que se encontra pausado até o final de agosto. O que também é objeto de uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.

A pausa do Bom Dia Resende aconteceu após a Justiça manter a prisão de Vandraga, que aconteceu em julho após a descoberta de material que associava o influencer à pedofilia, além de um investigação em curso por estupro de incapaz. Na ocasião da prisão, diversas postagens sobre o assunto foram excluídas do Bom Dia Resende, que privilegiou nos últimos anos as publicações dos “feitos de Diogo e Tande”.

No começo de agosto a polícia e a Justiça Eleitoral também desarticularam um suposto esquema de manipulação de pesquisa para favorecer Kaio Márcio em Itatiaia, o que estaria acontecendo com a participação de Diogo Balieiro e utilização de funcionários da Santa Casa de Resende, onde Kaio atuou como diretor.

Kaio, que também teve fraudado uma enquete em Itatiaia usando fakes e CCs da prefeitura de Resende, foi denunciado junto com Tande ao MP no começo do ano por compra de votos por atendimentos na Santa Casa.

No caso do Gerp, de Niterói, o instituto funciona no mesmo local de uma empresa especializada em pragas urbanas.