Sediado em uma sala vazia e com anúncio de locação em Niterói, o Inffope parece ser mais um dos “institutos” com características de empresas de fachada destinados a tentar induzir os eleitores de Itatiaia.
De acordo com dados oficiais do TSE, o Infoppe foi contratado pelo partido Avante, que integra a coligação do prefeito Irineu Coelho, candidato à reeleição. O que deixou Itatiaia ainda mais desconfiada com a possibilidade de que o levantamento do Infoppe não passe de uma cartada de última hora do político para tentar se insuflar junto à opinião pública local e, com isso, tentar arrebanhar eleitores indecisos.
Segundo uma denúncia feita ao Ministério Público Eleitoral, MPE, por trás do Infoppe há o dedo do candidato a vereador pelo Avante Leonardo Coimbra, considerado uma espécie de “ministro das Relações Exteriores” de Irineu. Leonardo seria ligado a um empresário da terceirizada Escad Rental Locadora de Equipamentos, que detém um contrato que soma cerca de R$ 15 milhões em aluguel de máquinas, alvo de denúncias feitas ao Ministério Público.
Recentemente, o instituto Gerp apresentou um levantamento com uma distorção de quase 90% em cima do candidato Kaio Márcio. O candidato também teria sido insuflado por manipulação do Instituto Prefab, barrado em Resende por supostamente favorecer o candidato Tande Vieira, aliado de Kaio, e em Búzios.